top of page
WhatsApp Image 2023-06-20 at 12.49.25 (6).jpeg

HMS e suas vantagens

As HMS são "histórias que apelam mais aos sentidos do que às palavras, permitindo viver momentos que contribuem para o desenvolvimento da criança a diferentes níveis: cognitivo, linguístico, emocional, social e afetivo" (Nunes et al., 2017).

  • Blogger
  • Youtube
  • Youtube
  • Facebook

Tradicionalmente, o conto de histórias tem sido estudado e transmitido por meio de textos escritos e representações visuais. Este tipo de recurso é muito utilizado no processo de ensino e aprendizagem principalmente porque “oferece oportunidades de educação, ensino, brincadeira, encanto, fantasia, criação e sorrisos para todas as crianças” (Nunes et al., 2020, p.11).


De forma a chegar a todos foram criadas as HMS. Estas “são histórias simples, particularmente úteis para aquelas [e.g. crianças com multideficiência] que não usam a fala para comunicar, nem entendem a palavra escrita e as imagens” (Nunes & Miguel, 2017, p.30). 


Estas Histórias transmitem conhecimento ao incorporar dimensões sensoriais que estimulam os sentidos e oferecem uma abordagem mais imersiva e holística, com a intenção de procurar que a criança se sinta parte da narrativa que a vivencie e a explore. Na interpretação da história permite um maior envolvimento com o tema e fornece uma compreensão multidimensional do seu contexto.

"... a comunicação permite à pessoa com MD [multideficiência] adquirir mais independência, estabelecer um maior envolvimento social e afetivo, reduzir as suas frustrações, ter mais controlo sobre o ambiente que a rodeia e ampliar as possibilidades de exploração do mesmo" (Oliveira, 2020, p.25).

O objetivo principal destas histórias é melhorar o envolvimento, a comunicação e o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo uma narrativa estruturada e interativa que incorpora experiências sensoriais. 

​

​Ao criar uma história sensorial, o contador de histórias seleciona um tema ou tópico central e desenvolve uma sequência de eventos que envolvem os sentidos. Estas histórias são cuidadosamente elaboradas para atender às preferências e necessidades dos alunos, considerando as suas sensibilidades, os seus interesses e as suas capacidades. Devem incorporar adereços, materiais táteis, aromas, estímulos sonoros e visuais que se alinham com a narrativa. 

​

Esta engloba várias estratégias psicopedagógicas potenciadoras de aprendizagens significativas. Estas podem organizar-se “em três momentos distintos: i) preparação da sessão, ii) conto da história e iii) finalização do conto” (Miguel, 2015, p. 77).

​

Num primeiro momento deve ter-se em consideração a organização do espaço e dos materiais previamente selecionados e a existência de uma preocupação no acolhimento das crianças (para que estejam confortáveis). 

​

Num segundo momento, no conto da HMS, o contador de histórias deve estar posicionado de frente para a criança, de forma a estabelecer um bom contacto visual. As páginas devem ser mostradas a cada criança, dando relevo à observação e exploração dos objetos presentes (tocar, sentir, cheirar, saborear), dar oportunidade de acionar os botões de comunicação e repetir as páginas da história sempre da mesma maneira, principalmente na presença de um grupo de crianças com NEE.

​

No terceiro momento, final da narrativa, o contador de histórias afasta a última página da criança. De seguida, distancia-se lentamente.

​

                                                         (Miguel, 2015, p.78)

​

​

Potenciais Benefícios destas Histórias​

​

​

As HMS podem ser utilizadas em vários ambientes, tais como sala de aula e locais específicos para a realização de terapias. Estas permitem envolver os alunos, apoiar o seu desenvolvimento comunicativo e linguístico, encorajando-os a comunicar de formas distintas.

​

Nos estudos nacionais (e.g. Gomes, 2016; Miguel, 2015; Oliveira, 2020; Proença, 2010) citados por Nunes e Soares (2022)  são vários os benefícios das HMS entre eles: "(i) facilitar a memorização de estímulos sensoriais mais significativos (Proença, 2010)", como também "(ii) provocar reações positivas às atividades, o que é visível no grau de envolvimento que demonstram ter com o (...), sendo estas mais evidentes em torno do estímulo sensorial e com o contador (Gomes, 2016)" e ainda "(iii) desenvolver competências de literacia inclusiva (Oliveira, 2020)" (pp.101-102).

"Using a sensory to facilite these encounters is beneficial, as the story element wraps the process up in fun whilist also providing reassurance about what is going to happen next" (Grace, 2015, pp.48-49).                                
 

As HMS costumam ser contadas ou lidas de maneira estruturada e interativa. O contador pode utilizar frases repetitivas, incentivar a participação ativa, monitorizar as reações e oferecer oportunidades para o aluno se envolver com os elementos sensoriais da história de forma a fruir de cada momento.

WhatsApp Image 2023-06-20 at 12.49.24 (3).jpeg

"Telling stories is one of the simplest, most enjoyable and most transformative activities on earth" (Grove, 2013, pp. 48-49).
 

Ao utilizá-las pode-se melhorar a compreensão de conceitos abstratos, permitir o sequenciamento e a compreensão de causa e efeito e apoiar competências cognitivas, como memória e atenção aos detalhes.


A natureza multissensorial destas histórias ajuda a criar conexões concretas e significativas entre o conteúdo da história, as experiências e os conhecimentos dos alunos. Estas experiências sensoriais podem ajudá-los a regular as suas emoções e a autorregular as suas respostas sensoriais.

​

Com a repetição das mesmas, estas tornam-se previsíveis e agradáveis, reduzindo a ansiedade e melhorando o bem-estar emocional.

​

bottom of page